GDF promove encontro sobre educação patrimonial

30/06/2002 - 7h20

Brasília, 24 (Agência Brasil - ABr) - Brasília sedia, nos próximos dias 3, 4 e 5, o Encontro de Educação Patrimonial do Distrito Federal: Reconhecendo Nosso Patrimônio Cultural. O evento visa informar crianças, jovens e adultos sobre a importância de valorizar e preservar os patrimônios culturais. "A maioria das pessoas não tem consciência de que é preciso cuidar dos bens físicos e materiais que representam a nossa herança cultural. Ainda existe quem chuta estátuas e picha paredes", denuncia o diretor do Patrimônio Histórico e Artístico do Distrito Federal, Jarbas Marques.

Segundo Marques, a Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal pretende inserir, o mais rápido possível, a educação patrimonial nos currículos das escolas públicas e privadas. "A educação patrimonial deve ser inserida como tema transversal no currículo escolar, considerando que aborda uma ampla discussão sobre diversidade e identidade cultural, memórias, meio ambiente e preservação dos bens culturais, tanto materiais quanto imateriais", afirmou.

As inscrições para o encontro estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail (depha@sc.gov.br) ou telefone (61) 3256222. Alguns dos temas a serem discutidos são: "A Educação Patrimonial no Brasil"; "Lugares da memória e a proteção do patrimônio cultural"; e "Legislação e Educação Patrimonial".

Durante o evento, será lançado um site pioneiro sobre educação patrimonial, pela Universidade de Santa Catarina.