G-15 discute acesso de medicamentos à população de baixa renda

30/06/2002 - 8h23

Brasília, 30 (Agência Brasil - ABr) - Os países integrantes do G-15 e outras nações aliadas vão realizar reunião de cúpula em meados de julho, em Caracas (Venezuela), com a presença de seus chefes de Governo, para discutir a questão do acesso de medicamentos às populações de baixa renda. Trata-se de um foro formado com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS), que vem se reunindo para traçar estratégias com esse objetivo, a nível mundial. Diversas gestões junto à Organização Mundial do Comércio já resultaram em medidas concretas à tese de colocar a saúde das populações em geral, em primeiro plano, ante o aspecto comercial, de interesse dos grandes laboratórios farmacêuticos.

Neste mês, foi realizada reunião, no Itamaraty, com a presença de representantes de 20 países, quando foi divulgada a "Carta de Brasília", contendo as prioridades e metas das bandeiras defendidas pelo G-15, e que vão nortear a reunião de Caracas.

A política desenvolvida no Brasil na área de assistência à saúde, com o fornecimento de medicamentos à população carente, e para os portadores de doenças como a Aids, as campanhas de vacinação e o sucesso da medida recente de adoção de produtos genéricos, que hoje ocupa parcela considerável nas vendas de remédios, destacam-se no movimento como ações positivas favoráveis ao fortalecimento e à conscientização mundial quanto aos objetivos do G-15.