Rio, 30 (Agência Brasil-ABR) – O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) realizará no dia 1º de setembro, durante a Cúpula de Johannesburg, na África do Sul, o "Dia do Empresário" (Business Day), que reunirá cerca de mil empresários de todo o mundo para discutir temas diretamente ligados à questão da sustentabilidade.
Segundo o presidente-executivo do CEBDS, Fernando Almeida, a posição central do setor empresarial envolve assuntos capitais "como, por exemplo, acabar com os subsídios, tendo em vista que o subsídio do hemisfério Norte gera miséria no hemisfério Sul", além de entrar em discussões sobre a questão de lavagem de dinheiro, envolvendo viabilidade de recursos do tráfico de drogas e de armas.
Os empresários debaterão ainda todos os temas que vêm sendo conversados nas convenções, como clima e biodiversidade, que constituem instrumentos de geração da qualidade de vida, de perenidade da espécie humana. Conforme avaliou Fernando Almeida, a visão atual do bloco mais conservador de paises liderado pelos Estados Unidos é uma visão suicida.