Recife, 30 (Agência Brasil - ABr) - O Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco, pretende produzir uma vacina contra o vírus da dengue.
A doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, contaminou, somente em Recife, 34.192 pessoas na fórmula clássica e 110 na hemorrágica, de 31 de dezembro do ano passado a 19 de junho deste ano, sendo que dez morreram. Os dados são da Secretaria estadual de Saúde.
O primeiro passo para viabilizar a produção da vacina será dado nesta segunda-feira (01) com a contratação do pesquisador pernambucano Ernesto Marques Júnior, que trabalha no Departamento de Farmacologia e Ciências Moleculares da Universidade de Medicina Johns Hopkins, em Baltmore, nos Estados Unidos.
Marques desenvolve atualmente vacinas de DNA para vírus HIV, causador da Aids, para dengue e outras viroses, que se encontram em fase de testes em animais.
O cientista será o consultor do projeto. Ele vai trabalhar com um grupo de pesquisadores do Aggeu Magalhães, fazendo o estudo clínico, epidemiológico, imunológico e molecular do paciente, do vírus e também do vetor, o Aedes aegypti.
A realização da pesquisa está sendo discutida junto ao Ministério da Saúde por meio da Fiocruz e de instituições de fomento nacionais e internacionais como a Organização Mundial de Saúde (OMS).