Brasília, 30 (Agência Brasil - ABr) - A Aneel estabeleceu bônus no valor de R$ 8,5 milhões à empresa Expansion - Transmissão de Energia Elétrica Ltda. O benefício foi concedido porque a transmissora antecipará, de abril de 2003 para dezembro deste ano, a entrada em operação da expansão da linha de transmissão Interligação Norte-Sul. Com 500 quilovolts (kV), essa linha interliga as subestações de Samambaia (DF), Itumbiara (GO) e Emborcação (SP).
A antecipação permitirá o escoamento, para a região Sudeste, da energia gerada pelas usinas Lajeado (TO), Cana Brava (GO), e 2ª etapa de Tucuruí (PA). As três também anteciparam o início de suas operações. A Norte-Sul figura entre os empreendimentos considerados prioritários e emergenciais mencionados na resolução nº 32 da Câmara de Gestão da Crise de Energia (GCE).
A Expansion foi criada a partir do consórcio formado pelas empresas Instalaciones Abengoa, Inabensa S.A., Cobra Instalaciones, Elecnor S.A. e Isolux Wat S.A. O grupo foi o vencedor da concessão da expansão da Norte-Sul, leiloada em 31 de agosto de 2000. O bônus ao qual a empresa terá direito será pago em parcela única com recursos oriundos da cobrança de encargos de uso do sistema de transmissão.