Alcoolismo entre os índios é tema de audência em Porto Alegre

30/06/2002 - 7h20

Porto Alegre, 30 (Agência Brasil - ABr) - A Procuradoria da República realiza no próximo dia 3, a partir das 14h, audiência pública sobre "Alcoolismo entre os Povos Indígenas no Rio Grande do Sul". O evento visa debater e criar procedimentos para combater a difusão do alcoolismo entre a população indígena no Estado. "Os problemas são muito preocupantes", define o procurador regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) da Procuradoria da República, Marcelo Veiga Beckhausen. "O objetivo dessa audiência pública é buscar soluções para combater o alcoolismo nas áreas em que ele existe e realizarmos um trabalho preventivo onde ele ainda não ocorre", anunciou.

 No Rio Grande do Sul, há aproximadamente 14 mil índios, sendo 12 mil Kaingang e 2 mil Guarani, dos quais mil da etnia Xiripá e mil Mbyá. Já existe na Procuradoria da República um expediente que apura a ocorrência do alcoolismo na população indígena. Foram realizados diagnósticos antropológicos junto a comunidades indígenas do Estado e os resultados serão apresentados durante a audiência pública.

A audiência pública será realizada no auditório da Procuradoria da República no RS (Praça Rui Barbosa, 57 - 14º andar, em Porto Alegre.