Leitura no Ensino Médio preocupa o governo

26/02/2002 - 18h16

Brasília, 26 (Agência Brasil - ABr) - A TV Executiva do Ministério da Educação realiza nesta quarta-feira, das 9h às 12h, a teleconferência "A Leitura no Ensino Médio". O programa vai colocar em discussão questões como o papel do livro didático, prazer versus necessidade de ler e concepção da leitura no novo Ensino Médio. A campanha "Tempo de Leitura", realizada pelo Mec ano passado e que este ano terá nova edição, também será abordada, entre outras ações desenvolvidas pelo governo. A transmissão do programa será via Embratel, a partir do Rio de Janeiro.

Debatendo a função formadora da leitura estarão o ministro da Educação, Paulo Renato Souza; a secretária-executiva do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), Mônica Messenberg; o secretário de Educação Média e Tecnológica, Ruy Berger; os escritores Affonso Romano de Sant’Anna e Marisa Lajolo; e os consultores Maria Heloisa de Toledo Ferraz, Carlos Emílio Faraco e Luís Carlos Menezes.

A preocupação do governo com a leitura no Ensino Médio se justifica, a partir de análises das práticas juvenis de leitura. Segundo os estudiosos, é nessa fase da vida que o indivíduo se torna um leitor autônomo ou se afasta da leitura definitivamente, geralmente sem retorno.
.

Os interessados poderão assistir à teleconferência nas escolas ou telepostos com antena parabólica sintonizada no transponder 6A1, freqüência 3910, polarização horizontal. Perguntas poderão ser enviadas por e-mail ou telefone (0XX61)410 9192.