Armazéns do cais do porto se transformam em pólo de cultura

26/02/2002 - 23h39

Rio de Janeiro, 26 (Agência Brasil - ABr) - O convênio assinado hoje entre o Ministério do Meio Ambiente e a Companhia Docas do Rio de Janeiro para a criação do Armazém III – Ambiente Brasil faz parte do projeto de revitalização do Cais do Porto. De acordo com o presidente da Docas, Francisco Pinto, todos os armazéns serão transformados em pólo de cultura. É o que acontece com o armazém V, que está arrendado à prefeitura do Rio.

Lá o carioca tem acesso a eventos do Rio Arte, que são apresentados a preços populares. Esse ano foi realizado um baile de carnaval. Ainda de acordo com o presidente da Docas, será aberta licitação pública para arrendar os armazéns I e II para a iniciativa privada, o armazém IV será destinado ao Ministério da Cultura e no local onde é o armazém VI será a nova estação de passageiros.

"Agora estamos dependendo de liberação da Justiça para a realização do grande projeto Píer Mauá, que vai ser construído onde é a estação de passageiros. Esse será o ponto culminante para transformar a área portuária num pólo cultural", disse Francisco.