Justiça entrega viaturas tipo cela a governos estaduais

26/02/2002 - 13h00

Brasília, 26 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira, entregou hoje, nesta capital, 94 veículos do tipo cela, para transporte de presos. Os primeiros estados que receberam as viaturas foram Goiás (3), Tocantins (3) e o Distrito Federal (3). No total, foram gastos R$ 5,62 milhões no projeto. Os recursos são do Fundo Penitenciário Nacional.

Segundo o ministro, até o final de março, aproximadamente no dia 20, todos os estados estarão recebendo os carros. Ele lembrou que um veículo comporta seis presos. E que o projeto faz parte do programa de reequipamento de todo o sistema prisional do país.

"Estamos passando para as penitenciárias os portais eletrônicos para controle de revista dos presos. Além de que o sistema prisional nacional está sendo informatizado. O objetivo é acompanhar a vida dos presos, saber quem é quem e como se comporta a população carcerária brasileira. Enfim, há todo um programa de reestruturação física de apoio à formação dos agentes penitenciários", ressaltou o ministro.

O ministro disse também que, hoje, estará ocorrendo uma reunião na Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), para aperfeiçoar a parte estatística do sistema prisional, discutir os indicadores de cumprimento de penas e a possibilidade de recuperação dos presos, entre outros pontos. Ele acrescentou que o governo, visando a segurança dos presídios, está discutindo um novo padrão arquitetônico para eles.

A secretária nacional de Justiça, Elizabeth Sussekind, presente ao evento, ressaltou que a idéia do Ministério da Justiça é apoiar os governos estaduais na melhoria das condições de trabalho dos presídios. Ela disse que muitos presos deixam de ser encaminhados, em muitas cidades, às audiências, hospitais, entre outros, por falta de transporte.

"Os novos veículos são mais higiênicos, modernos, com mais ventilação, refrigeração, conforto e segurança. É um grande avanço. Todos os estados estarão recebendo três carros cada. As exceções são os estados do Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, que receberão cinco viaturas cada um", destacou Elizabeth Sussekind, informando que nesses estados a população carcerária é maior.

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Athos Costa de Faria, o presidente da Agência Prisional de Goiás, Rodrigo Gabriel Moisés, o representante do estado do Tocantins, Luiz Otávio, estiveram presentes à solenidade, entre outras personalidades.