FHC destaca interesse brasileiro de ampliar relações comerciais com Eslováquia

26/02/2002 - 19h31

Bratislava, 26 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Fernando Henrique Cardoso disse hoje, em entrevista coletiva junto com o presidente da Eslováquia, Rudolf Schulter, que o Brasil vai firmar acordo com aquele país dispensando o visto para turistas entre nas duas nações, o que facilitará o fluxo de eslovacos para o Brasil. Segundo o presidente, o Brasil tem muito interesse na Europa Central. "Recentemente, estive na Rússia, na Polônia e na Ucrânia , e a Eslováquia é uma boa porta de entrada em todos esses países", disse ele.

Fernando Henrique ressaltou a importância da contribuição eslovaca para a construção de usinas termelétricas e hidrelátricas no Brasil. Ele lembrou que os problemas enfrentados no ano passado por causa da escassez de energia elétrica levaram ao incremento do programa de construção e hoje existem no país mais de 20 hidrelétricas e mais de 30 termoelétricas. "São mais de 50 empreendimentos, e certamente aí há espaço para a tecnologia eslovaca e para a cooperação mais intensa entre nossos países", afirmou.

O presidente falou também do interresse brasileiro em avançar na cooperação comercial e econômica, principalmente nas áreas da indústria, energia elétrica e agricultura. Ele lembrou que a entrada da Eslováquia na disputa por uma cadeira no Conselho Nacional da ONU também recebeu apoio do Brasil.

Depois de ser recebido pelo presidente Rudolf Schulter, Fernando Henrique, plantou uma muda de carvalho nos jardins do Palácio do Governo. No último compromisso do dia, Fernando Henrique, foi homenageado com um jantar pelo governo Eslovaco. Amanhã (27), ele recebe da Universidade de Brastilava, o título de Doutor Honoris Causa, antes de embarcar de volta para o Brasil.