Eletronuclear vai operar sistema de alarme de Angra 1 e 2

26/02/2002 - 13h45

Rio de Janeiro, 26 (Agência Brasil - ABr) - A Eletronuclear é, a partir de agora, a empresa responsável pela manutenção do sistema de alarme das usinas nucleares Angra 1 e 2, em Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro. Em convênio assinado, hoje, na sede da empresa, o ministro da integração Nacional, Ney Suassuna, deixou a Defesa Civil do estado responsável apenas pela operacionalização do sistema que faz parte do Plano de Emergência para a evacuação da área no caso de acidentes nucleares.
Afirmando que a probalidade de ocorrer um acidente nas usinas nucleares é a mesma de cair um meteoro em nossas cabeças, Suassuna anunciou que a Eletronuclear será premiada pelo Ministério da Integração Nacional no quesito segurança. "Em visita às usinas, verificamos que o sistema de segurança é realmente muito bem planejado e que pelas medidas tomadas, o Complexo Nuclear está inteiramente invulnerável", disse ele.
A Eletronuclear vai investir R$ 50 mil por ano na manutenção das torres, computadores, sirenes e estações repetidoras do sistema, implantado em 1986, um ano depois que a Usina Angra 1 entrou em operação, e atinge um raio de cinco quilômetros do Complexo Nuclear, onde vivem cerca de 12 mil pessoas.