Educadora do MT recebe homenagem do MEC

26/02/2002 - 20h26

Brasília, 26 (Agência Brasil - ABr) - A professora Maria de Arruda Müller, 103 anos, será homenageada hoje, em Cuiabá (MT), pelo ministro da Educação, Paulo Renato Souza, com a Ordem Nacional do Mérito Educativo - grau de Grande Oficial. O reconhecimento do Ministério da Educação é por seu trabalho no magistério que começou aos 16 anos e, mesmo interrompendo as atividades, lecionou várias décadas e esteve em sala de aula até os 95 anos. A solenidade será às 16h, na residência de Maria Müller.
Foi na alfabetização de crianças, jovens e adultos que a professora Maria Müller se distinguiu, mas ela também formou professores na primeira metade do século 20. Se destacou na divulgação cultural criando, junto com outras professoras, em 1916, o Grêmio Literário Júlia Lopes que editou, até 1950, a revista A Violeta, publicação de cunho patriótico, que também defendia a independência da mulher.
A participação ativa da professora na vida da população mato-grossense rendeu-lhe outras homenagens e agora é a vez do Ministério da Educação reconhecer o seu importante trabalho.