Deputado quer ouvidorias para concessionárias públicas

26/02/2002 - 10h36

Brasília, 26 (Agência Brasil - ABR) - A proposta de criação, pelo Estado, de ouvidorias para monitorar a qualidade dos serviços prestados pela Administração Pública e das concessionárias de serviços públicos, está em análise na Câmara dos Deputados. Segundo o autor da proposta, Telmo Kirst (PPB-RS), as ouvidorias determinarão o atendimento imediato das reclamações dos consumidores.

Kirst disse que decidiu apresentar o projeto porque é alto o número de queixas e de insatisfação do consumidor com as concessionárias de serviços públicos, especialmente nos setores de telefonia e de energia elétrica.

Na opinião do deputado, "campeãs no mau atendimento têm sido as empresas de distribuição de eletricidade, em especial na situação de escassez de energia em que vivemos. Não menos desatentas são as telefônicas nas cidades de maior porte, onde um atendimento impessoal – no mau sentido do adjetivo – não é sinônimo de sistematização e de ética, mas de desinteresse pelos problemas do cidadão."

Kirst disse que, aprovado seu projeto, os Procons continuarão atuando na defesa do consumidor contra os abusos praticados pelas concessionárias de serviços públicos, "como vêm fazendo, com sucesso".

Na avaliação do parlamentar, as agências governamentais criadas para controlar as concessionárias não são reconhecidas pelo público como interlocutoras de suas insatisfações.