Chefe de política externa da UE vai a Arábia Saudita discutir proposta sobre Oriente Médio

26/02/2002 - 18h00

Brasília, 26 (Agência Brasil - ABr/CNN) - O chefe de política externa da União Européia, Javier Solana, irá amanhã à Arábia Saudita para discutir uma proposta do príncipe herdeiro Abdullah que prevê a normalização dos laços entre os países árabes e o Estado judeu em troca da retirada israelense dos territórios palestinos ocupados durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Os israelenses classificaram a iniciativa como "promissora". As informações são da CNN.

Solana se reuniu hoje com autoridades israelenses e ontem (25) com o presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, para discutir meios de por fim ao conflito. Depois da Arábia Saudita, Solana irá a Cairo para se reunir com o presidente do Egito, Hosni Mubarak, e Amã, para se encontrar com o Rei Abdullah da Jordânia. Egito e Jordânia são os únicos países árabes que reconhecem formalmente o Estado judeu.

A proposta saudita repercutiu positivamente também nos Estados Unidos. O secretário de Estado, Colin Powell, após conversar com o ministro do Exterior da Espanha, José Piquet, revelou que falou por telefone com Abdullah. Ele pediu maiores detalhes sobre o plano e ressaltou a Abdullah a necessidade de um comum acordo antes de as iniciativas serem postas em prática. Por sua vez, o porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer, informou que o presidente George W. Bush "saúda os pensamentos dos líderes árabes que querem contribuir" com o processo de paz.

A idéia do príncipe saudita também despertou a atenção das autoridades em Israel. Ontem, o presidente israelense Moshe Katsav convidou Abdullah a visitar Jerusalém e sugeriu que poderia também ir à Arábia Saudita, se chamado. Assessores do primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, descreveram a proposta como "um curso positivo", acrescentando que o chefe de governo aguarda mais detalhes.