Simpósio debate ampliação do sistema de transporte na Amazônia

25/02/2002 - 18h31

Brasília, 25 (Agência Brasil – ABr) – Ampliar o sistema de transporte na Amazônia sem danificar o meio ambiente. Esse é o objetivo do I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento da Infra-Estrutura de Transportes e Meio Ambiente (Sitrama), que será realizado, de 19 a 22 de março, em Belém. O coordenador do Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes da Universidade de Brasília (CEFTRU), provedor do evento, José Matsuo Shimoshi, disse, em entrevista à TV Nacional Brasil (TV a cabo da Radiobrás), que a iniciativa privada planeja investir, até 2005, US$ 141,5 milhões em transportes na região.

"É fundamental desenvolver com sustentabilidade o sistema de transportes na Amazônia para que a população tenha melhor qualidade de vida. O transporte é o principal meio de desenvolvimento do país, mas, ao mesmo tempo, é o grande vilão, pois devasta o meio ambiente", afirmou. De acordo com estatísticas do CEFTRU, o sistema rodoviário brasileiro gera cerca de US$ 250 bilhões anuais para o país.

O I Sitrama deverá reunir aproximadamente 500 participantes de todo o mundo, entre técnicos, pesquisadores, empresários e políticos. As inscrições podem ser feitas pelo site: (www.sitrama.com.br). Ele oferecerá conferências, palestras, mesas redondas, mini-cursos, estandes e exposição paralela.

O CEFTRU, criado pela Universidade de Brasília, Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e Ministério dos Transportes, visa a formação e qualificação de profissionais do setor de transporte por meio de cursos de pós-graduação. Suas atividades já alcançam as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. (Ana Paula Marra)