São Paulo, 25 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, disse hoje, nesta capital, que a safra agrícola brasileira deste ano deve registrar grande desempenho. A terceira estimativa para a safra 2002 será anunciada nesta terça-feira. "Posso dizer que os números correspondem à nossa expectativa", informou o ministro.
Pratini acrescentou que os resultados esperados já levam em conta a seca ocorrida no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina, que prejudicou a safra de milho. O destaque deste ano é a safra de soja que, segundo o ministro, "deve ser bem maior que a do ano passado, na faixa de 11% a 12%. Segundo o ministro, as negociações internacionais entre países e blocos econômicos devem priorizar os produtos agrícolas. "Se não houver abertura de mercado para produtos agrícolas, não vejo razão para negociação nem com a Alca nem com a União Européia", afirmou.
Segundo Pratini, o Brasil está atualmente mais próximo da União Européia, "que compra quase 50% das exportações do agronegócio brasileiro". Pratini de Moraes participou da solenidade de posse da nova diretoria da Sociedade Rural Brasileira, presidida por João de Almeida Sampaio Filho.