Brasília, 25 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, assina amanhã mais um convênio do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep/MEC) com o governo do estado de Mato Grosso, para a construção do Centro Público de Formação Profissional de Diamantino, município da região médio-norte do estado. A solenidade será às 17h, em Cuiabá.
Antes, o ministro inaugura duas escolas de Educação Profissional no interior de Mato Grosso. Às 10h, em Barra do Garças, região do Araguaia, será inaugurado o Centro Público de Formação Profissional Darcy Ribeiro. Às 13h, Paulo Renato inaugura o Centro Público de Formação Profissional André Franco Montoro, em Rondonópolis, principal pólo econômico da região sul do estado.
Os três centros são financiados com verbas do Proep, por meio de convênios, no valor total de R$ 5,4 milhões, assinados entre o Ministério da Educação e o governo do estado de Mato Grosso, que será responsável pela administração das escolas. Elas estão dentro do Plano de Reordenamento promovido pela Secretaria de Educação do estado.
Cursos - O Centro Público de Formação Profissional de Barra do Garças vai oferecer cursos de Educação Profissional nas áreas de Agropecuária, Lazer e Desenvolvimento Social, Turismo e Hospitalidade, Gestão e Saúde. Serão 280 vagas anuais nos cursos técnicos e 4.390 em 38 cursos de qualificação e requalificação profissional de nível básico nas áreas correlatas aos técnicos.
Já o Centro Público de Formação Profissional de Rondonópolis vai oferecer 350 vagas anuais em cursos técnicos nas áreas de Agropecuária, Gestão, Construção Civil, Turismo, Lazer e Desenvolvimento Social, Hospitalidade e Indústria, além de outras 5.330 vagas anuais em 55 cursos básicos de Educação Profissional nas mesmas áreas dos cursos técnicos.
O Centro Público de Formação Profissional de Diamantino irá receber R$ 2,6 milhões do Proep para oferecer à comunidade local 360 vagas anuais nos cursos técnicos de Agropecuária, Comércio, Turismo e Hospitalidade, Construção Civil e Imagem Pessoal, além de outras 5.680 em 64 cursos de qualificação e requalificação profissional em nível básico.
As cerimônias de inauguração serão presididas pelo ministro Paulo Renato e contarão com a presença do governador Dante de Oliveira.