Petrobras investe na proteção do Rio Igauçu

25/02/2002 - 18h40

Brasília, 25 (Agência Brasil - ABr) - A Petrobras firma amanhã (2) convênio com o governo do Paraná visando à implantação, na região metropolitana de Curitiba, de quatro projetos destinados a proporcionar maior proteção e melhorias nas condições ambientais da bacia do Rio Iguaçu, inclusive com o aporte de novas tecnologias. Os projetos representam um investimento aproximado de R$ 6 milhões.

No Parque Manancial de Balsa Nova, serão feitas melhorias na bacia do Alto Iguaçu, contribuindo para a conservação do manancial de abastecimento público de água da cidade e consolidação do Parque Metropolitano do Iguaçu, por meio da criação de novos espaços de lazer e de
suporte ao idoso.

No Parque Ambiental Linear de Araucária será implantado um parque urbano, revitalizando os ribeirões Cachoeira e Chimbutuva, bem como trecho do rio Iguaçu, com ênfase na restauração da mata ciliar, limpeza dos leitos desses rios e instalação de ciclovias e equipamentos de lazer.

O Projeto Limpando e Preservando os Rios no Estado do Paraná, na área de educação ambiental, envolverá treinamento e concursos para professores e estudantes e treinamento para cerca de 900 produtores rurais e familiares. O Projeto Conceitual de Wetlands prevê a construção de banhado artificial (wetland) com o fim de melhorar a qualidade das águas da bacia do Alto Iguaçu.