INSS moderniza 33 agências de atendimento

25/02/2002 - 11h14

Brasília, 25 (Agência Brasil - ABr) - O INSS está transformando, só no primeiro trimestre deste ano, 33 antigos postos em modernas Agências da Previdência Social, incluindo as Unidades de Atendimento Avançado (UAA). Assim, o número de agências modernizadas chegará a 407, o que representa 38% das 1.075 existentes, sem contar os 72 carros que oferecem todos os serviços do INSS, os PREVMóvel. A previsão é de que até o final do ano a população seja beneficiada com mais 22 agências transformadas.

A maioria das 33 agências em transformação está concentrada em São Paulo, com 18 unidades, quatro ainda neste mês. Em seguida vem o Estado do Ceará, com oito para serem instaladas até março. No total, sete estados do País estão sendo beneficiados. Os números são da Coordenação Geral de Controladoria do INSS.

Totalmente informatizadas, as modernas agências fazem parte do Programa de Melhoria no Atendimento (PMA) da Previdência. Semelhantes às instalações bancárias, as agências possuem atendimento especializado, inclusive com hora marcada (0800 78 01 91), terminais de auto-atendimento (PREVFácil), ar condicionado e oferecem rapidez e segurança para quem deseja solicitar os serviços e benefícios previdenciários, como auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte.

Informações sobre andamento de processos; senhas para obtenção de extratos de contribuição, de débito e de parcelamento; fornecimento de Certidões Negativas de Débitos (CND) e inscrição no INSS também podem ser obtidos nas agências.

Todas as agências modernas da Previdência Social possuem terminais de auto-atendimento, o PREVFácil. No terminal, podem ser solicitados benefícios como salário-maternide, auxílio-doença e pensão por morte, os mesmos benefícios que podem ser solicitados diretamente pela Internet (www.previdenciasocial.gov.br). Também estão disponíveis serviços como informações sobre andamento de processos de concessão de benefício, revisão de benefícios e de recursos; fornecimento de extratos de pagamentos de benefícios, de contribuições previdenciárias, de débitos e de parcelamento de dívidas; comprovantes de rendimentos anuais; informações sobre o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e documentos básicos solicitados pela Previdência.

Outras facilidades do PREVFácil são as consultas sobre certidões emitidas, cálculos de acréscimos legais e emissão de guias de recolhimento, verificação de regularidade junto à Previdência Social e também podem ser solicitadas as Certidões Negativas de Débitos (CND).