Gravatá é exemplo de combate à dengue

25/02/2002 - 17h55

Recife, 25 (Agência Brasil - ABr) - O município de Gravatá, Agreste de Pernambuco a 85 quilômetros da capital, dá o exemplo de combate à dengue. Há cerca de um ano, 28 Agentes Comunitários de Saúde atuam nas comunidades gravataenses, orientando os moradores e realizando o trabalho de eliminação dos focos de larvas do mosquito transmissor da dengue.

O resultado é que, de janeiro até agora, foram notificados 74 casos, sem nenhuma confirmação. De acordo com a Secretaria de Saúde Municipal, a doença está sob controle.

A atuação dos Agentes Comunitários de Saúde e as palestras nas escolas são fundamentais na conscientização da população que tem feito a sua parte no tocante à prevenção, mantendo os recipientes tampados, jardins e quintais limpos, sem qualquer entulho que possa se transformar em foco de larvas do mosquito Aeds Aegypti.

Apesar dessas providências, as ações de combate à dengue em Gravatá vão contar com um reforço. Doze adolescentes que fazem parte do Programa Agente Jovem de Desenvolvimento, do Governo Federal, estão sendo capacitados para auxiliar os Agentes Comunitários de Saúde, na área de educação, considerada pela coordenação municipal, como a parte mais importante da campanha.

Os Agentes Jovens de Gravatá, deverão iniciar o trabalho educativo de prevenção á dengue no mês de março.