Governo do Rio intensifica o combate à dengue

25/02/2002 - 20h11

Rio de Janeiro, 25 (Agência Brasil - ABr) - A Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Medicina (Cremerj), vai ministrar cursos sobre dengue para toda a classe médica do estado, com o objetivo de aperfeiçoar conhecimentos e trocar experiências sobre a evolução da doença entre os profissionais. O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde, Gilson Cantarino, após encontro com representantes dos 92 municípios fluminenses para avaliar a situação da dengue em todo o Estado.

O secretário fez um balanço da situação da dengue no Rio de Janeiro e destacou as providências que vem sendo tomadas pelo governo. Sexta-feira próxima começa a funcionar uma central de regulação para os casos de dengue que necessitem de internação, de forma a agilizar o atendimento aos casos mais graves, como é o tipo hemorrágico.

Só no município do Rio de Janeiro, o último balanço oficial da prefeitura indica a existência de 17.296 casos notificados, dos quais 290 são do tipo hemorrágico, com 13 óbitos. Em todo o Estado foram notificados mais de 40 mil casos. O secretário informou que já estão disponíveis cerca de 140 leitos nos hospitais Albert Schweitzer, em Realengo, e prefeito João Baptista Caffaro, em Itaboraí, destinados apenas a casos de dengue que precisam de internação. Cantarino informou também que a Secretaria está aplicando cerca de R$ 5,2 milhões por mês (recursos próprios) no combate à dengue.