Governo catarinense lança campanha de combate à dengue

25/02/2002 - 19h35

Florianópolis, 25 (Agência Brasil - ABr) - A Secretaria da Saúde de Santa Catarina lançou hoje a "Estratégia Emergencial de Combate à Dengue", cujo objetivo é obter o apoio da população na prevenção e no controle da doença. Segundo o secretário João José Cândido da Silva, para evitar uma epidemia no estado é preciso que as pessoas eliminem os locais onde há possibilidade de proliferação do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti. Participaram da reunião, nesta capital, representantes das 18 Regionais de Saúde, Companhia de Água e Esgoto (Casan), Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Forças Armadas, Polícia Rodoviária e Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

O programa vai distribuir 1,2 milhão de folhetos nas escolas catarinenses com informações sobre a dengue, para conseguir o apoio dos alunos. "As crianças fiscalizam as ações dos adultos, e temos experiências que comprovam que elas realmente mudam os hábitos da família, como no trânsito e no combate ao fumo. As crianças estão sempre cobrando atitudes corretas dos pais", explicou Simone Schramm, da Secretaria de Educação.

Os municípios criarão "Dias de Combate à Dengue", mobilizando toda a comunidade para a limpeza de quintais, terrenos e outros locais onde possa ocorrer o desenvolvimento das larvas do mosquito. A Casan e a Celesc imprimirão mensagens sobre a dengue nas contas de água e luz. Um mutirão com apoio de sete Agentes Comunitários de Saúde, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas e Polícias Rodoviária e Militar, está repassando informações de casa em casa.

As barreiras educativas continuarão montadas nos municípios de Garuva, Mafra, Porto União e Dionísio Cerqueira, distribuindo folhetos aos motoristas que vêm do Paraná ou Argentina. Para ganhar rapidez no diagnóstico da doença, a partir do próximo dia 4 de março os testes serão feitos no Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina, e não mais em Curitiba. Conforme relatório divulgado hoje pela Vigilância Epidemiológica, já foram registradas 351 notificações de casos suspeitos de dengue em Santa Catarina, das quais 80 foram confirmadas, 88 descartadas e o restante do material continua sendo analisado. (Andréa Quintiere)