Varsóvia, 25 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Fernando Henrique Cardoso cumpriu hoje, na capital polonesa, uma extensa agenda oficial. Depois de ser recebido pelo presidente polonês, Aleksander Kwasniewski, o presidente brasileiro disse, em entrevista coletiva, que existem muitas coincidências entre Brasil e Polônia no que se diz respeito à política internacional. "No relacionamento da Polônia com seus vizinhos, o país busca uma integração na União Européia, e o mesmo podemos dizer do Brasil. Temos uma relação muito boa com os nossos vizinhos e estamos buscando uma integração no Mercosul e do Mercosul com a União Européia. Acho que, neste caso, tanto Polônia quanto Brasil temos interesses absolutamente coincidentes", afirmou.
Durante as conversações, os dois presidentes também confirmaram a determinação em participar ativamente na luta contra o terrorismo internacional. Eles reconheceram a necessidade de punir os responsáveis por esses atos e também a importância de bloquear as fontes e combater fenômenos relacionados com o crime organizado, tais como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Ressaltaram a necessidade de que o processo de globalização promova o desenvolvimento de todos os países e regiões do mundo, minimizando as simetrias que ainda caracterizam a cena internacional.
Fernando Henrique participou do encerramento do fórum econômico "Brasil-Polônia, Novas Parcerias e depositou flores no Monumento ao Soldado Desconhecido. Fez também palestra na Escola de Economia de Varsóvia e participou de jantar oferecido pelo presidente polonês.