Brasil e Polônia firmarão acordo na área fitossanitária

25/02/2002 - 11h23

Varsóvia (Polônia), 25 (Agência Brasil - ABr) - No encontro desta manhã no Palácio do Governo da Polônia, o presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente polonês Aleksander Kwasniewski expressaram satisfação com a conclusão das negociações sobre os acordos nas áreas zoo e fitossanitária, rubricados durante a reunião e a serem firmados no próximo mês pelos ministros da área dos dois países.

Os dois presidentes também confirmaram a determinação em participar ativamente na luta contra o terrorismo internacional. Eles reconheceram a necessidade de punir os responsáveis por esses atos e também a importância de bloquear as fontes e combater fenômenos relacionados com o crime organizado, tais como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Ressaltaram ainda a necessidade de que o processo de globalização promova o desenvolvimento de todos os países e regiões do mundo, minimizando as simetrias que ainda caracterizam a cena internacional.

Os dois chefes de Estado expressaram satisfação com a conversa que deverá ter seqüência durante a visita oficial do presidente polonês ao Brasil, prevista para abril.