Florianópolis, 22 (Agência Brasil - ABr) - A safra de mel em Santa Catarina deve chegar a 8 mil toneladas, 10% a mais que no ano passado. A meta agora é dobrar a produção, investindo em novas tecnologias. Durante o Encontro Estadual de Associações de Apicultores, nesta capital, foi inaugurado um laboratório de sanidade, biologia e físico-química para certificação do produto, localizado no Centro de Referência em Pesquisa e Extensão Apícola (Cepea). O investimento do governo estadual foi de R$ 200 mil, inlcuindo a compra de veículos para auxiliar na atividade.
Durante o evento, o governador Esperidião Amin (PPB) lançou uma embalagem de cristal para armazenar o mel, visando agregar valor ao produto e aumentar a renda dos apicultores. "Nesta embalagem que estamos lançando hoje, o produto poderá ser comercializado por um preço cinco vezes maior", explicou Amin.
Ao todo são 30 mil apicultores em Santa Catarina, manejando 400 mil colméias. Ano passado eles garantiram US$ 2,8 milhões com a exportação de 2,4 mil toneladas de mel, principalmente para a Alemanha. Com a criação do Cepea, em 1999, estão sendo feitos investimentos em recursos materiais e humanos para motivar o setor, que esse ano começa a mostrar sinais de reação, com o aumento da produtividade.