Representantes do MEC fazem balanço de programas de alfabetização

22/02/2002 - 17h56

Brasília, 22 (Agência Brasil - ABr) - Os duzentos e trinta representantes da rede nacional dos programas Parâmetros em Ação e de Formação de Professores Alfabetizadores, do Ministério da Educação (Mec), reunidos em Brasília, fizeram hoje um balanço das ações desses programas, desenvolvidas no ano passado em todo país. Segundo Maria Amabile Mansutti, coordenadora do Departamento de Políticas de Formação do MEC, foram discutidas também questões pedagógicas a serem adotadas nas escolas - a maioria da área rural - dos 2.500 municípios participantes de todo país.

O encontro, que durou três dias, e terminou hoje, serviu para definir as ações que serão desenvolvidas neste ano no Ensino Fundamental. O objetivo é melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas por meio da formação continuada que é realizada nas próprias escolas.

O Parâmetros em Ação começou em 1998, e hoje possui 360 mil professores que já participaram dessa formação continuada. Segundo a coordenadora, 30 monitores do Mec vão aos estados e municípios preparar os professores, que vão repassar as informações para os demais educadores de sua escola.

A equipe do ministério leva o material que será utilizado, como currículo do Ensino Fundamental, módulos do Parâmetro em Ação, livros para as bibliotecas, textos e vídeos. De acordo com Maria Mansutti, depois disso, o Mec continua acompanhando o curso. Cada escola tem seu horário de estudo que pode ser semanal ou quinzenal.

Maria Eugênia de Souza, assessora do Parâmetros em Ação na Bahia, disse que em seu estado há muita participação nos 235 municípios que aderiram ao programa. "Com isso, o aluno irá ganhar mais qualidade no ensino", afirmou Eugênia. (Thaís Martins)