Polônia quer incrementar comércio com o Brasil

22/02/2002 - 15h54

Brasília, 22 (Agência Brasil - ABr) - Após saldar uma dívida de US$ 2,4 bilhões com o Brasil, a Polônia quer incrementar o comércio bilateral com o país, que é hoje de US$ 400 milhões, segundo informações exclusivas, dadas à Radiobrás, pela encarregada de negócios da embaixada polonesa no Brasil, Dorota Ostrowska-Cobas.

Segundo Ostrowska-Cobas, durante a visita que o presidente Fernando Henrique Cardoso fará ao país, no próximo domingo, será assinado acordo fitossanitário que irá garantir a qualidade dos produtos agropecuários brasileiros, especialmente da carne, principal interesse dos poloneses. "Certamente é o primeiro passo para aumentar exportações agropecuárias brasileiras", disse Ostrowska-Cobas. Em março, o presidente da Polônia, Aleksander Kwasniewski, virá ao Brasil, numa demonstração de que os contatos entre os dois países serão intensificados. O Brasil é hoje o principal parceiro da Polônia na América Latina.

Outro produto brasileiro que interessa os poloneses são os aviões - só no passado, segundo Ostrowska-Cobas, a empresa polonesa Lot comprou 12 aviões da Embraer.