INSS em Maceió quer ampliar acesso aos serviços via Internet

22/02/2002 - 13h09

Maceió, 22(Agência Brasil-ABr) - Mesmo com todas as vantagens e a comodidade para o trabalhador, o número de solicitações de benefícios por meio da internet, em Alagoas, está bem abaixo das expectativas. No ano passado, enquanto as Agências da Previdência Social no estado registraram cerca de 21 mil requerimentos de salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-doença, o serviço na Internet registrou apenas 99 solicitações desses mesmos benefícios. A Gerência do INSS em Maceió atribui o resultado do ano passado à falta de conhecimento por parte dos segurados e ainda ao baixo número de alagoanos com meios para acessar a Internet. Para reverter essa situação, promete, para 2002, a instalação de linhas de acesso à rede de computadores nos terminais de auto-atendimento instalados nas Agências.
Há dois anos, os segurados da Previdência Social podem requerer benefícios, como salário-maternidade, auxílio-doença e pensão por morte, pela Internet, sem que seja preciso ir a uma Unidade de Atendimento do INSS. Para a chefe do Serviço de Benefícios do INSS, Lúcia Amorim, a maior vantagem para o segurado e para o empregador ou a empresa é a comodidade que o PREVNet (www.previdenciasocial.gov.br) oferece, já que as pessoas podem, em caso de gravidez ou afastamento do trabalho por motivo de doença, solicitar o benefício a que têm direito da sua casa, do trabalho ou de qualquer outro lugar onde haja um computador com acesso à Internet.

O mesmo vale para os dependentes de segurados falecidos, que, na hora de pedir a pensão por morte, podem fazê-lo acessando o site do Ministério. Outro serviço que, desde o último dia 24, já está disponibilizado na Internet é a concessão do salário-maternidade às empregadas domésticas. Antes dessa data, apenas as demais trabalhadoras com carteira assinada podiam acessar o serviço no endereço eletrônico da Previdência Social.