Estocolmo(Suécia), 22 (Agência Brasil-ABr) - O presidente Fernando Henrique Cardoso cumpriu, às 9h(5h em Brasília), o seu primeiro compromisso na Suécia, participando de
café da manhã de trabalho com o primeiro-ministro do Reino da Suécia, Göran Persson. No encontro que ocorreu no Palácio de Rosenbad, os chefes de governo discutiram a necessidade de se avançar na busca de fórmulas para o desenvolvimento mais justo e igual para todos os países.
Na reunião, o presidente Fernando Henrique e o primeiro-ministro Göran Persson também conversaram sobre meio ambiente, crise na Argentina, as consequências negativas da situação financeira no mundo todo. "É necessário olhar o mundo não apenas pelos olhos do mercado, mas pelos olhos das pessoas", disse o presidente brasileiro.
Fernando Henrique destacou, ainda, a importância da presença do primeiro -ministro da Suécia, Göran Persson, no Brasil, no encontro no Rio de Janeiro, em junho, para discutir questões relativas ao meio ambiente.
Depois do encontro com Göran Persson, o presidente Fernando Henrique deixou o Palácio, Rosenbad, sob intensa nevasca, com temperatura de 10 graus abaixo de zero.
Na agenda a tarde, Fernando Henrique almoçará com empresários
suecos e terá reunião com a herdeirra do trono da Suécia, Princesa Victória, no Palácio Real. Também à tarde está prevista audiência com o primeiro-ministro do Canadá, Jean Chrétien, no
Grand Hotel.
À noite faz visita ao museu Vasa e participa do jantar de trabalho, no próprio museu, com os chefes-de-Estado e de Governo que estarão participando da Cúpula da Governança Progressista de Estocolmo esta noite.