Rio de Janeiro, 22 (Agência Brasil - ABr) - Os oito cabos que sustentam o bondinho do Pão de Açúcar, um dos pontos turísticos do Rio, serão trocados, embora estejam em perfeitas condições. Os cabos atuais foram instalados em 1972 e, de acordo com normas regulamentares, para teleféricos de passageiros, devem ser substituídos a cada 30 anos. O investimento da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, responsável pela administração do local, será de US$ 852 mil.
As obras deverão ser iniciadas em 1º de abril e o tempo previsto para troca é de 90 dias. Segundo a empresa que administra o bondinho, neste período 120 mil turistas deixarão de visitar o Pão de Açúcar.
Todos os oito cabos que compõe o sistema de passageiros serão trocados em uma única etapa. Os novos cabos são do mesmo tipo dos atuais, mas foram galvanizados (revestidos por uma cobertura de zinco), garantindo assim maior proteção contra a oxidação. Nos cabos foi utilizada uma nova tecnologia que permitirá que, feitas as manutenções e vistorias adequadas, sua vida útil atinja 35 anos.