Ministro diz que ações emergenciais amenizam sofrimento em estados nordestinos

13/11/2002 - 14h04

Brasília, 13/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Integração Nacional, Luciano Barbosa, disse hoje, em entrevista, que o conjunto de ações emergenciais executado pelo governo federal no Nordeste tem amenizado o sofrimento das pessoas, que residem nos estados mais afetados pelos efeitos da estiagem.

Segundo disse o ministro, o governo federal por intermédio do ministério já liberou R$ 7 milhões e 234 mil para contratação de carros-pipa, sendo atendidos 590 municípios dos estados de Minas Gerais, Piauí, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. Para esses estados, o programa Bolsa Renda atendeu em outubro um total de 843 mil famílias, tendo sido aplicados recursos da ordem de R$ 25 milhões e 285 mil.

Referindo-se a Alagoas, o ministro destacou que assinou esta semana uma portaria reconhecendo a situação de emergência em 10 municípios: Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Maravilha, Olivença, Ouro Branco, Pariconha, Santana do Ipanema e São José da Tapera.

Ele lembrou que, na última semana, sobrevoou as regiões do Agreste e Sertão, as mais afetadas pela estiagem, e que já determinou à Defesa Civil que tome medidas para que outras localidades sejam incluídas no plano de ação emergencial do governo federal.

Barbosa frisou que a preocupação governamental é executar obras de infra-estrutura hídrica de uso múltiplo e não apenas para abastecimento. Com isso, o homem do campo tem condições de desenvolver atividades nas áreas de piscicultura, bovinocultura e de irrigação. O canal do sertão que está em fase de construção, e que irrigará cerca de 18 mil hectares, se enquadra no modelo de obra que atenderá aos agricultores em múltiplas atividades, disse o ministro da Integração Nacional.