Brasília, 13/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O "Prêmio Unesco" 2002 foi entregue esta noite na Sala Villa Lobos, do Teatro Nacional. A premiação representa o reconhecimento da Unesco a pessoas, instituições e entidades que contribuíram com projetos inovadores para melhorar a condição de vida dos brasileiros e reduzir as diferenças sociais. O prêmio que está na quarta edição este ano, trouxe nove categorias: Jornalismo, Comunicação e Informação, Ciência, Educação, Meio Ambiente, Cultura, Direitos Humanos e Cultura de Paz, Cidadania e Juventude.
Na categoria Jornalismo foi homenageado o jornalista Tim Lopes, morto este ano por traficantes, e na categoria Educação, a Fundação Roberto Marinho, por seu trabalho com o Canal Futura e outras iniciativas. Já na categoria de Direitos Humanos, o premiado foi o advogado e jurista Evandro Lins e Silva, ainda na ativa, apesar de ter mais de 90 anos. Evandro Lins e Silva se destacou por sua luta para proteger presos políticos na época da Ditadura Vargas e do Regime Militar. Outro destaque da premiação foi o médico Drauzio Varella, que ficou famoso por seu programa voltado para a saúde da população na revista eletrônica "Fantástico", da Rede Globo. Seu prêmio foi entregue pelo senador eleito por Brasília, Cristovam Buarque (PT).
O Ministério do Meio Ambiente também recebeu um prêmio pela sua Agenda Ambiental de Administração Pública, conhecida como projeto A3P, destinada a conscientizar os trabalhadores de repartições públicas e administrações para o uso consciente do material de escritório, poupando recursos e reduzindo o impacto da jornada de trabalho sobre o meio ambiente. O projeto criado em 1999 e amplamente discutido com os servidores públicos, recebeu a certificação ambiental ISO 14001. Após a premiação, os cantores Gilberto Gil e Carlinhos Brown fizeram uma apresentação gratuita para os convidados. Gilberto Gil é o artista para a paz da Unesco no Brasil.