Brasília, 13/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Programa de Ações Afirmativas do Incra de Mato Grosso inaugura, a partir de amanhã, sete mini fábricas de confecções para mulheres e jovens assentadas em projetos da reforma agrária. Perto de cada oficina será instalada uma brinquedoteca para que as mulheres deixem seus filhos, enquanto trabalham na confecção de roupas.Os assentamentos beneficiados são Rio Alegre, em Pontes e Lacerda; Agroana Girau, Furnas do Buriti e Campo Limpo, em Poconé; São Pedro, em Alto Paraguai; Riacho Amigo, em Nova Xavantina; Vila Nova, em Nova Marilândia; Aguaçu, em Cuiabá.
De acordo com a coordenadora do programa na região, Yolanda Gauto, o trabalho da implantação das mini fábricas é desenvolvido por meio de parcerias firmadas com as prefeituras, entidades sociais e empresas. Para o projeto das brinquedotecas, a Receita Federal do Paraná e de Santa Catarina doou brinquedos apreendidos nos dois Estados.
As asseguradoras do programa entrarão em contato com a prefeitura de Cuiabá para acertar o fornecimento de uniformes das escolas públicas pelas mini confecções. Em Alto Paraguai e Medicilândia as costureiras investirão na confecção de roupas íntimas.
O programa promove o Mutirão da Cidadania no Campo, incluindo a Campanha da Visão, e inaugura a Creche Rural e Mini Confecções de Roupas em Pontes e Lacerda, nesta sexta-feira (15), em parceria com o Lions Clube.