Ramez Tebet quer resolver logo data da posse

13/11/2002 - 14h38

Brasília, 13/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O presidente do Senado, Ramez Tebet, em entrevista há pouco, no Comitê de Imprensa, reafirmou sua opinião de que a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve ser transferida para o dia 6 de janeiro. Ele quer definir logo a questão, pois acredita que já está na hora de serem emitidos os convites aos chefes de Estado estrangeiros.

"A festa deve ser brilhante, pois vamos empossar um trabalhador que chega a presidente da República", afirmou. Ramez Tebet vai começar hoje mesmo a se entender com os líderes partidários para que uma emenda constitucional possa adiar a posse do dia 1º de janeiro para o dia 6. Ele espera ter resolvido o assunto até o final da próxima semana. "Se for entendido em contrário, que fique definido então o dia 1º, para a posse", afirmou.

O presidente do Senado afirmou que a posse do novo presidente é um acontecimento "da mais alta relevância" e que o país precisa dar ao resto do mundo uma mostra de organização interna. Sobre a disposição do presidente Fernando Henrique Cardoso em deixar o cargo no dia 1º, Tebet acredita que se a data for alterada, o presidente não vai se negar a esperar até o dia 6. Ele considera ainda que o cargo, nesse período, poderia ser ocupado por outro representante legal, como acontece nas viagens do chefe do Governo.