Arquivo Nacional será reinaugurado no próximo dia 20

13/11/2002 - 15h20

Rio,13/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O diretor-geral do Arquivo Nacional, Jayme Antunes, disse hoje à Agência Brasil, nesta capital, que discutirá amanhã com o prefeito César Maia o desenvolvimento do trabalho de urbanização lateral no entorno do prédio da instituição, que será reinaugurada no próximo dia 20 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

Criado em 2 de janeiro de 1838 na regência do Marquês de Olinda, Pedro de Araújo Lima, o Arquivo Nacional teve como primeira sede o edifício do Ministério do Império, na Rua da Guarda Velha, atual 13 de Maio, no centro do Rio. Antunes afirmou que a idéia é envolver os governos estadual e municipal no trabalho, que prevê a derrubada do muro lateral de quatro metros para colocação de grades semelhantes às da área frontal do prédio.

Antunes defendeu ainda a necessidade de ampliar o número de servidores do AN para fazer frente ao trabalho de guarda e conservação do acervo histórico nacional das atuais 260 pessoas para pelo menos 400, com um orçamento exclusivo para manutenção do edifício, de R$ 8 milhões/ano, fora gastos com pessoal.