Feira em Petrolina (PE) expõe novidades da agricultura irrigada

13/11/2002 - 15h33

Recife, 13/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O município de Petrolina, no sertão de Pernambuco a 774 quilômetros da capital, está sediando a XIII Feira Nacional de Agricultura Irrigada - Fenagri 2002, considerada a maior da agricultura irrigada do Brasil e da América do Sul.

A feira está sendo realizada no Centro de Convenções de Petrolina, com a participação de mais de 400 empresas que expõem materiais de produção, insumos, embalagens, agroquímicos, máquinas e implementos agrícolas. Também são apresentadas novas tecnologias de irrigação, empréstimos bancários, de fomento e de pesquisa, logística e distribuição.

De acordo com o Secretário de Produção Rural e Reforma Agrária (SPRRA) do Governo do Estado, e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Agricultura, Gabriel Maciel, que representa os secretários de Agricultura de todo o País, "o Vale do São Francisco é a região que apresenta o melhor percentual de exportações de frutas do Nordeste e do Brasil e, dentro desse processo, a FENAGRI é uma vitrine dos negócios em fruticultura para o mercado local, nacional e internacional".

Na programação da Fenagri 2002 está incluído o Seminário Internacional de Fruticultura Irrigada, que sob a coordenação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), reúne especialistas brasileiros e estrangeiros na discussão de temas como: A Qualidade e Conservação da Manga para Exportação; Padronização e Codificação das Frutas e Hortaliças, as exigências e barreiras fito-sanitárias da Europa; Vinhos do São Francisco; Qualidade e Mercado; Os Desafios e Tendências do Mercado Mundial para Frutas Frescas; O caso do Chile e Petrolina; Vantagens Comparativas e Oportunidades de Investimentos.

Até sábado (16), último dia da Feira, serão realizados mini-cursos com abordagem do que há de mais moderno no setor, a exemplo de manejo de pragas e doenças da mangueira, no contexto de produção integrada e desidratação de frutas e segurança de alimentos, entre outros. Os participantes também vão conhecer as unidades de produção de uvas de mesa e a produção integrada de manga.

Segundo dados da Valexport, que congrega os produtores da região do Vale do São Francisco, existem cerca de 10 mil produtores numa área plantada com pomares de 130 mil hectares, o que representa 85% das exportações de manga e 95% das exportações de uva, relativos ao incremento de US$ 60 milhões na economia local, com a comercialização de 700 toneladas para o mercado externo.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) promoverá a Rodada de Negócios da Fenagri 2002, entre empresários, fornecedores, consultores e outras pessoas envolvidas com o agribusiness, esperando movimentar em torno de R$ 60 milhões.