Milosevic é obrigado a passar por exame psiquiátrico

13/11/2002 - 16h11

Brasília, 13/11/2002 (Agência Brasil - ABr/CNN) - Os juízes do tribunal de crimes de guerra das Nações Unidas, em Haia, determinaram que Slobodan Milosevic seja submetido a um exame psiquiátrico, devido a indícios de que o cérebro do ex-presidente iugoslavo possa estar sofrendo abalos por causa do julgamento iniciado em fevereiro. Milosevic, de 61 anos, citou problemas de saúde para não comparecer ao tribunal na terça-feira e o reinício do julgamento acabou sendo adiado para a próxima semana. As informações são da CNN.

Acusado de crimes contra a humanidade na Croácia e em Kosovo e de genocídio na Bósnia-Herzegovina durante a década de 1990, Milosevic dispensou advogados e faz sua própria defesa. Mas problemas de saúde – gripes, fadiga e pressão alta - já levaram à suspensão do julgamento por cinco vezes.

Em um comunicado, os juízes de Haia orientaram os médicos do tribunal a examinar Milosevic e apresentar um boletim psiquiátrico no prazo de 14 dias. A comissão de magistrados também solicitou que um cardiologista avalie a capacidade física de Milosevic para assistir às próximas audiências.

A expectativa de analistas jurídicos era de que, sem interrupções, o maior julgamento por crimes de guerra desde a Segunda Guerra Mundial se estendesse por dois anos.