Brasília, 13/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - Tomaram posse hoje, em Brasília, 76 dos 610 analistas ambientais aprovados no concurso público do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizado este ano. Ao todo, foram 163 mil candidatos que fizeram a prova em todo o país.
Os novos servidores do Ibama terão até o dia 27 deste mês para assumir suas funções. Serão 300 vagas para as Unidades de Conservação (UCs); 156 para os escritórios regionais da instituição; 70 para o setor de Licenciamento Ambiental; 64 para as Gerências Executivas II (postos avançados do Ibama nos estados); e 20 para a Gerência Executiva do Rio de Janeiro. As Unidades de Conservação, tais como Parques Nacionais, Reservas Biológicas, Estações Ecológicas, Reservas de Desenvolvimento Sustentável e Áreas de Proteção Ambiental receberão o maior número de profissionais.
"A posse dos novos servidores reforçará a ação do Ibama nas áreas ambientais, principalmente no interior do país", disse o presidente do órgão, Rômulo Mello. Segundo ele, a Região Norte foi priorizada na distribuição de vagas dos aprovados, com 59%. "É a região que mais precisa de cuidados, em especial a Amazônia, em função da sua biodiversidade ambiental", completou.
A Região Centro-Oeste contará com 15% do total de servidores; a Região Nordeste, com 10%; a Sudeste, com 9%; e a Região Sul, com 7%.
"A nossa expectativa é grande porque o Ibama é o órgão brasileiro mais capaz de promover políticas ambientais. A nossa tarefa será árdua mas compensadora", garantiu o novo servidor, o biólogo Ronildo João Marini Filho, aprovado em primeiro lugar no Distrito Federal e em quinto a nível nacional.
O biólogo José Augusto Melônio Filho, também aprovado no concurso, pretende trabalhar muito para preservar o meio ambiente. "Eu gosto muito de natureza e estando no Ibama vou poder trabalhar na minha área, contribuindo para a preservação ambiental", disse.