Mercosul discutirá cooperação com a Coréia

13/11/2002 - 18h17

Brasília, 13/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - As possibilidades de cooperação técnica, tecnológica, econômica e comercial entre o Mercosul e a República da Coréia estarão em discussão no Seminário Mercosul-Coréia, que será realizado nos dias 18, 19 e 20 deste mês, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp). O tema do encontro será "Tecnologia da Informação – Oportunidades de parcerias e cooperação técnica".

De acordo com nota divulgada hoje pelo Ministério das Relações Exteriores, a Agência Brasileira de Cooperação do Itamaraty está coordenando o seminário com o apoio do governo coreano. O evento é destinado a empresários, consultores, representantes de instituições de fomento ou ensino, universidades, institutos de pesquisa e autoridades governamentais.

Além da troca de informações entre representantes do governo e da iniciativa privada dos Estados membros do Mercosul e da Coréia, o encontro visa identificar temas específicos de interesse mútuo no âmbito tecnológico da informação. "Estes objetivos deverão resultar, também, na identificação de oportunidades de parcerias entre as empresas dos países participantes e na disseminação da importância das ‘Tecnologias de Informação’ para a integração de mercado das respectivas regiões", acrescenta a nota.

O seminário começará com a realização de sessão solene de abertura, às 18 horas da segunda-feira (18), no salão nobre da Fiesp, com a presença dos embaixadores da Argentina, Paraguai, Uruguai e Coréia e de outras autoridades. O diretor geral da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), embaixador Marco César Naslausky, fará o encerramento da sessão.

Na terça-feira (19), o encontro terá início às 9 da manhã, com a exposição do representante da Argentina, do Paraguai e do Uruguai, além de todos os coordenadores do Programa Sociedade da Informação. Em seguida, os representantes do Brasil falarão sobre política de informática, e os representantes da Coréia abordarão a experiência de seu país na implantação do programa "E-government".

À tarde, estará em discussão a tecnologia da informação aplicada ao setor público, quando serão relatadas experiências do Sistema de Votação Eletrônica no Brasil, do Sistema de Compras Governamentais e da Informatização dos Sistemas de Promoção Comercial da Argentina, Brasil e Coréia.

Na quarta-feira (20) estarão em debate os painéis: "Aplicações da IT com amplo impacto em setores específicos", com a citação de exemplos, como Ensino a Distância, Universidade Corporativa, telemedicina e telesaúde. O período da tarde será dedicado ao Painel de Cooperação Técnica Mercosul-República da Coréia, com representantes de todos os membros do Comitê de Cooperação Técnica do Mercosul e da Koica – Agência de Cooperação Internacional da Coréia, além de representantes do Eximbank coreano.

A programação completa do seminário e os formulários para inscrição (gratuita) podem ser acessados na página www.abc.mre.gov.br