Sardenberg lança amanhã programa para desenvolver a energia limpa

13/11/2002 - 19h33

Brasília, 13/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, lança amanhã, às 11hs, no auditório do MCT, o Programa Brasileiro de Sistemas de Célula a Combustível, que tem o objetivo de incentivar projetos de pesquisa e desenvolvimento sobre esta nova alternativa de energia - conhecida no mundo inteiro como "energia limpa".

A célula a combustível é um artefato capaz de promover a decomposição de um combustível (seja gás natural, etanol, metanol ou outros produtos químicos) produzindo hidrogênio e oxigênio em seus componentes de modo que, ao recombiná-los produz água (não poluente) e libera a energia dessa combinação.

A idéia de se formular um programa específico no Brasil partiu da constatação de que, para se construir e operar células a combustível no País é necessária uma atuação conjunta e articulada de diversos setores. Essa conclusão foi resultado de um trabalho realizado no início do ano pelo
MCT, por intermédio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), que levantou as competências brasileiras neste campo de pesquisa.

De acordo com o secretário de Política Tecnológica e Empresarial do ministério, Maurício Mendonça, o programa também é resultado de um trabalho elaborado a partir de consulta pública e sugestões apresentadas por técnicos das áreas de Energia e Transportes ao longo dos últimos três meses.

Conforme explicou Mendonça, as células a combustível representam mais uma fronteira tecnológica a ser pesquisada pelo Brasil, motivo pelo qual a expectativa é de que, com essa iniciativa, o País avance rapidamente no campo da produção da chamada energia limpa.

Entre outros itens a serem apresentados no programa, constam os primeiros subsídios para questões referentes a normas sobre propriedade intelectual, ética e de segurança dos experimentos a serem realizados nesta área.