A relevância das inciativas e a capacidade de colocá-las em práticas estão entre os critérios analisados pelo Ministério da Educação
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Em 2011, foram matriculados mais de 588 mil alunos com necessidades educacionais especiais em escolas do Brasil. Há 10 anos, o número não chegava a 142 mil. A Política Nacional de Educação Especial lançada pelo Ministério da Educação em 2008, prevê que escolas públicas e privadas devem garantir o acesso e a permanência desses alunos aliando o ensino regular à educação especial.
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O direito à educação especial é garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Para o professor de Ensino Inclusivo da Universidade de Brasília (UnB), Eduardo Ravani, a educação inclusiva é um desafio. As crianças com deficiência têm o direito de frequentar o ensino regular, mas a escola precisa estar preparada para recebê-las. Na segunda matéria da série,a repórter Pollyanne Marques trata da educação para crianças superdotadas e com altas habilidades.
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