Desafios da Educação Especial

01/02 16:30

Em 2011, foram matriculados mais de 588 mil alunos com necessidades educacionais especiais em escolas do Brasil. Há 10 anos, o número não chegava a 142 mil. A Política Nacional de Educação Especial lançada pelo Ministério da Educação em 2008, prevê que escolas públicas e privadas devem garantir o acesso e a permanência desses alunos aliando o ensino regular à educação especial.

Pollyane Marques

It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.

object(stdClass)#75 (12) { ["nid"]=> string(6) "155412" ["node_created"]=> string(10) "1359747000" ["node_vid"]=> string(6) "155430" ["node_title"]=> string(94) "Número de matrículas de alunos com necessidades especiais quadruplicou nos últimos dez anos" ["node_data_field_sutia_field_sutia_value"]=> string(499) "

Em 2011, foram matriculados mais de 588 mil alunos com necessidades educacionais especiais em escolas do Brasil. Há 10 anos, o número não chegava a 142 mil. A Política Nacional de Educação Especial lançada pelo Ministério da Educação em 2008, prevê que escolas públicas e privadas devem garantir o acesso e a permanência desses alunos aliando o ensino regular à educação especial.

" ["node_data_field_sutia_field_sutia_format"]=> string(1) "1" ["node_type"]=> string(7) "materia" ["node_data_field_sutia_field_reporter_value"]=> string(16) "Pollyane Marques" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_fid"]=> string(6) "157467" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_list"]=> string(1) "1" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_data"]=> NULL ["node_sticky"]=> string(1) "0" }
baixar
01/02 13:20

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 5% da população tem algum tipo de alta habilidade. As crianças superdotadas possuem algumas características comuns, como o fascínio pela aprendizagem, criatividade, persistência e curiosidade. Por ter um grande interesse em uma área específica, a criança superdotada se sente desestimulada a acompanhar a turma e pode ter problemas na escola.

Pollyane Marques

It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.

object(stdClass)#79 (12) { ["nid"]=> string(6) "155410" ["node_created"]=> string(10) "1359735600" ["node_vid"]=> string(6) "155428" ["node_title"]=> string(41) "Educação de superdotados exige cuidados" ["node_data_field_sutia_field_sutia_value"]=> string(498) "

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 5% da população tem algum tipo de alta habilidade. As crianças superdotadas possuem algumas características comuns, como o fascínio pela aprendizagem, criatividade, persistência e curiosidade. Por ter um grande interesse em uma área específica, a criança superdotada se sente desestimulada a acompanhar a turma e pode ter problemas na escola.

" ["node_data_field_sutia_field_sutia_format"]=> string(1) "1" ["node_type"]=> string(7) "materia" ["node_data_field_sutia_field_reporter_value"]=> string(16) "Pollyane Marques" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_fid"]=> string(6) "157466" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_list"]=> string(1) "1" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_data"]=> NULL ["node_sticky"]=> string(1) "0" }
baixar
01/02 09:01

O direito à educação especial é garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Para o professor  de Ensino Inclusivo da Universidade de Brasília (UnB), Eduardo Ravani, a educação inclusiva é um desafio. As crianças com deficiência têm o direito de frequentar o ensino regular, mas a escola precisa estar preparada para recebê-las. Na segunda matéria da série,a repórter Pollyanne Marques trata da educação para crianças superdotadas e com altas habilidades.

Pollyane Marques

It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.

object(stdClass)#97 (12) { ["nid"]=> string(6) "155407" ["node_created"]=> string(10) "1359720090" ["node_vid"]=> string(6) "155425" ["node_title"]=> string(55) "Escolas não estão preparadas para educação especial" ["node_data_field_sutia_field_sutia_value"]=> string(607) "

O direito à educação especial é garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Para o professor  de Ensino Inclusivo da Universidade de Brasília (UnB), Eduardo Ravani, a educação inclusiva é um desafio. As crianças com deficiência têm o direito de frequentar o ensino regular, mas a escola precisa estar preparada para recebê-las. Na segunda matéria da série,a repórter Pollyanne Marques trata da educação para crianças superdotadas e com altas habilidades.

" ["node_data_field_sutia_field_sutia_format"]=> string(1) "1" ["node_type"]=> string(7) "materia" ["node_data_field_sutia_field_reporter_value"]=> string(16) "Pollyane Marques" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_fid"]=> string(6) "157463" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_list"]=> string(1) "1" ["node_data_field_sutia_field_arquivo_audio_data"]=> NULL ["node_sticky"]=> string(1) "0" }
baixar
Divulgar conteúdo