Em 2011, foram matriculados mais de 588 mil alunos com necessidades educacionais especiais em escolas do Brasil. Há 10 anos, o número não chegava a 142 mil. A Política Nacional de Educação Especial lançada pelo Ministério da Educação em 2008, prevê que escolas públicas e privadas devem garantir o acesso e a permanência desses alunos aliando o ensino regular à educação especial.
It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 5% da população tem algum tipo de alta habilidade. As crianças superdotadas possuem algumas características comuns, como o fascínio pela aprendizagem, criatividade, persistência e curiosidade. Por ter um grande interesse em uma área específica, a criança superdotada se sente desestimulada a acompanhar a turma e pode ter problemas na escola.
It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.
O direito à educação especial é garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Para o professor de Ensino Inclusivo da Universidade de Brasília (UnB), Eduardo Ravani, a educação inclusiva é um desafio. As crianças com deficiência têm o direito de frequentar o ensino regular, mas a escola precisa estar preparada para recebê-las. Na segunda matéria da série,a repórter Pollyanne Marques trata da educação para crianças superdotadas e com altas habilidades.
It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.