Acordo agrário entre Farc e governo colombiano terá programa de combate à fome

27/05/2013 - 22h36

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - O  presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou na tarde de hoje (27), quatro pontos fundamentais do acordo agrário, celebrado ontem pela mesa de negociações entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo do país, em Havana, Cuba. Segundo ele haverá um fundo para aquisição de terras, criação de programas para capacitação rural e um programa de combate à fome.

O presidente não deu detalhes técnicos do acordo e repetiu as palavras do comunicado conjunto emitido em Havana, que fala da necessidade de uma grande transformação no campo. Segundo ele, o primeiro ponto fundamental do acordo tem relação com um "salto quantitativo e qualitativo" para o acesso e uso da terra, em matéria de distribuição aos camponeses.

O segundo ponto será o estabelecimento de programas especiais de desenvolvimento com enfoque territorial. "Temos que melhorar o uso da terra. Grande parte dela não está sendo usada de forma realmente produtiva. Para um uso mais eficaz, temos que implementar um sistema de incentivos", disse.

O terceiro ponto trata do investimento social nos agricultores. "Colocaremos em marcha planos de educação, saúde, saneamento básico, habitação e proteção social para os camponeses", enumerou o presidente.

O último ponto mencionado por ele foi a "segurança alimentar e nutricional", que definirá estratégias para combater a fome. Além de falar sobre os pontos fundamentais do acordo, Santos anunciou um novo ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Francisco Estupiñan assumirá a pasta a partir de agora.

Santos lembrou que o acordo parcial não determina que o processo de paz será concluído com sucesso, pois faltam ainda cinco temas para negociação - participação política dos guerrilheiros; desarmamento e entrega de armas; soluções para o problema das drogas; reparação das vítimas e a garantias da execução dos acordos celebrados.

O presidente ampliou um pouco mais as informações sobre o acordo agrário, mas os detalhes técnicos continuam em segredo. Espera-se que mais informações sejam repassadas na divulgação do relatório da mesa negociadora, que voltará a se reunir no dia 11 de junho. Santos finalizou seu discurso falando novamente da importância do acordo. "É a primeira vez na história do nosso país que o governo e as Farc chegam a um acordo sobre um ponto substantivo e conseguimos fazer isso com o tema tecnicamente mais complicado: o agrário".

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil