Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC
Bogotá - O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse hoje (27) após se reunir com o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que a Colômbia está conquistando um "notável progresso econômico e social" e que o governo americano apoia o processo de paz em andamento entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Ele também ressaltou que a Colômbia é o principal aliado dos Estados Unidos na região.
"Expressei ao presidente Santos que os Estados Unidos apoiam firmemente seus esforços para conseguir a paz com as Farc. Assim como, antes respaldamos os dirigentes colombianos no campo de batalha, agora apoiamos totalmente a mesa de negociações", declarou em uma entrevista coletiva à imprensa, logo após uma reunião de duas horas com o presidente colombiano no palácio presidencial.
Ao falar do apoio no "campo de batalha", Biden referiu-se ao Plano Colômbia - plano em que os Estados Unidos financiaram a luta contra o narcotráfico e indiretamente o combate às guerrilhas operantes no país, com mais de U$ 8 milhões desde de 2000. Os recursos foram investidos em treinamento e compra de equipamentos para as Forças Armadas colombianas.
"Ontem vocês conquistaram um grande avanço no campo agrário e nós aplaudimos qualquer avanço, qualquer passo que seja dado na direção de que os colombianos alcancem a paz que tanto merecem", disse. Biden disse que em 2000 visitou o país como senador para participar do lançamento do Plano Colômbia. "Desde então o país se recuperou e avançou muito longe e muito rápido".
O vice-presidente disse que o tema da segurança sempre esteve presente na agenda dos dois países, mas que agora o tema prioritário é a prosperidade econômica. "O Tratado de Livre Comércio entre a Colômbia e os Estados Unidos [assinado ano passado] é só o começo", disse.
Outra demostração de aliança foi a declaração de que os Estados Unidos apoiam a adesão da Colômbia à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Biden chegou ontem à tarde a Bogotá para uma visita de 24 horas. Além do encontro com o presidente, ele teve agenda com ministros e empresários do país.
O presidente colombiano, por sua vez, agradeceu aos Estados Unidos. "Quero agradecer muito, vice-presidente Biden, seu permanente apoio em todas as fases deste processo vivido pela Colômbia", declarou Santos.
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil