Chefe de gabinete de Lugo chama processo de impeachment de “golpe de Estado”

21/06/2012 - 22h26

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O chefe de gabinete do governo de Fernando Lugo, Miguel López Perito, classificou de “golpe de Estado” o processo de impeachment iniciado hoje (21) contra o presidente do Paraguai. Nesta sexta-feira (22), o Senado, que se constituiu em um tribunal, irá decidir sobre o futuro político de Lugo.

“Isso é um golpe de Estado preparado”, disse Perito em entrevista ao canal de televisão multiestatal na América do Sul, Telesur.

Perito acusa os partidos Colorado, de oposição, e Liberal, aliado do governo, que lideraram a abertura do processo de impeachment na Câmara dos Deputados, de tentarem boicotar as novas eleições gerais, marcadas para serem realizadas dentro de nove meses. “Eles temem que setores progressivos voltem a ganhar”, disse.

O chefe de gabinete critica o pouco tempo para defesa dado a Lugo. De acordo com rito aprovado na tarde de hoje pelo Senado, o presidente paraguaio terá duas horas amanhã (22) para se defender.

As acusações contra ele serão apresentadas ainda hoje por um grupo de cinco deputados perante o Senado. Depois do pronunciamento das partes, os senadores julgarão, amanhã (22), o caso contra Lugo e darão a sentença, marcada para às 16h30 (17h30 em Brasília).

Segundo a Telesur, o policiamento em frente ao Congresso Nacional foi reforçado para evitar possíveis conflitos.

Os deputados aprovaram o início do processo de impeachment sob alegação de mau desempenho de Lugo diante de um conflito agrário ocorrido sexta-feira passada (15) e que resultou na morte de pelo menos 17 pessoas, entre camponeses e policiais. O chefe de gabinete argumenta que o caso está sob investigação.

Edição: Fábio Massalli