Fórum de Mudanças Climáticas propõe redução do desmatamento e estudos sobre alterações do clima

06/04/2005 - 18h30

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio - O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas vai propor que o governo federal crie políticas para reduzir o desmatamento da Amazônia e para estudar os impactos causados pelas alterações do clima no Brasil. O grupo, composto por especialistas da área ambiental, reuniu-se hoje (6) no Rio de Janeiro para preparar o documento que será enviado ao governo com essas sugestões, informou o secretário-executivo do fórum, Luiz Pinguelli Rosa.

"Quanto ao desmatamento, queremos que o governo estabeleça metas internas para o país; quanto à vulnerabilidade, acreditamos que devem ser feitos estudos para avaliar a desertificação possível do semi-árido, a mudança do regime de recursos hídricos e a possibilidade de mudança da safra da produção agrícola brasileira, entre outras coisas", disse Pinguelli.

As sugestões do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas serão levadas a uma reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e com os ministros de Meio Ambiente, Marina Silva, de Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, e de Relações Exteriores, Celso Amorim.

A previsão é que o encontro ocorra no final do mês de abril, em Belo Horizonte (MG).

AD