Brasília, 6/5/2005 (Agência Brasil - ABr) - A experiência da BBC de Londres no contexto da tecnologia digital foi abordada pelo diretor do projeto de rádio digital do serviço mundial da emissora inglesa, John Sykes, nas palestras do primeiro dia do seminário internacional A Radiodifusão Pública no Desenvolvimento e na Cidadania e no IV Encontro Latino-Americano de Rádio Nacionais.
Sykes informou que a rádio e a TV digital alcançaram bastante sucesso no Reino Unido. "Em 2004, nós lançamos novas plataformas para a digitalização. Adotamos isso por uma questão de auto-estima, já que com isso temos um aumento em relação à capacidade de locação de recursos e de atingir comunidades menores e distantes".
A BBC é transmitida em 43 línguas, para 27 milhões de usuários, possui dez rádios locais, oito canais televisivos, uma rádio internacional e uma TV internacional. O serviço nacional da BBC é pago pela população e o mundial, financiado pelo governo e pelas propagandas veiculadas na televisão.
Segundo Sykes, "nesse momento há uma revolução digital acontecendo no Reino Unido; cerca de 50% dos lares assistem à TV digital". No Reino Unido, cada aparelho de rádio digital custa US$ 150. "O rádio é um meio muito popular. É só uma questão de tempo, até que custo seja acessível a população", disse o diretor da BBC.