Lula: integração passa pelo fortalecimento das relações do Mercosul no continente

15/02/2005 - 21h07

Ana Paula Marra
Repórter da A|gência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que, para o Brasil, "o caminho da integração passa pelo fortalecimento das relações do Mercosul com todos os países da América do Sul". Ele citou como fundamental para estabelecer esta integração o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Comunidade do Caribe (Caricom).

"Este acordo vai estimular o intercâmbio de bens de serviço entre as regiões e criar novas oportunidades de negócios e projetos de cooperação", afirmou o presidente brasileiro. Ele destacou, no entanto, que esta união tem que levar em consideração as diferenças existentes entre as economias dos países, respeitando "o espírito de generosidade e flexibilidade que devem reger as relações bilaterais e interregionais de comércio".

Lula sustentou que o acordo comercial entre Mercosul e Caricom deve ser concluido o mais breve possível, pois "o Brasil está disposto a organizar amplo esquema de cooperação com o países do Caricom". Sobre as relações comerciais com a Guiana, Lula afirmou que o governo brasileiro está comprometido em ajudar na modernização e diversificação da produção agrícola daquele país.