Alencar decide mandar tropas do Exército para o Pará

15/02/2005 - 21h27

Brasília, 15/2/2005 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da República em exercício, José Alencar, decidiu hoje mobilizar tropas do Exército para garantir a ordem pública e o estado de direito no Pará. Um efetivo de 2 mil homens do Exército já está se preparando para entrar em deslocamento imediato em direção àquele estado, a fim de dar suporte, junto com a Polícia Federal, às ações do governo na região. A informação é do porta-voz da Presidência da República, André Singer.

Alencar reuniu-se nesta noite, no Palácio do Planalto, com os ministros da Casa Civil, José Dirceu; da Justiça, Márcio Thomaz Bastos; da Comunicação de Governo, Luiz Gushiken; do Meio Ambiente, Marina Silva; e do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto. O comandante do Exército, general Francisco Albuquerque, também participou da reunião.

Em menos de quatro dias ocorreram dois assassinatos de líderes populares e um de pessoa ligada a trabalhadores rurais no interior do estado do Pará. No último sábado (12), morreu a missionária norte-americana e naturalizada brasileira Dorothy Stang, e na manhã de hoje, o sindicalista Daniel Soares da Costa Silva, membro do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Parauapebas (sudeste do estado).

O sindicalista Daniel foi assassinado quando se dirigia de motocicleta para o assentamento Carajás, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a aproximadamente 450 quilômetros de Belém.

A missionária Dorothy Stang foi morta a tiros no município de Anapu (PA). No domingo (13), também em Anapu, foi morto o trabalhador Adalberto Xavier Leal, que trabalhava para o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, suspeito de ser o mandante do assassinato da missionária.