Iraniano exilado é eleito presidente da Federação Internacional de Direitos Humanos

27/05/2013 - 20h02

Da Agência Lusa

Istambul – O advogado iraniano Karim Lahiji foi eleito hoje (27) presidente da Federação Internacional dos Direitos Humanos (FIDH), uma das organizações de defesa dos direitos humanos mais antigas do mundo. "É uma grande honra para mim presidir a organização e prometo trabalhar para a liberdade incondicional dos presos políticos", disse Shahla Lahiji  em um comunicado emitido pela FIDH.

Durante o congresso, Lahiji recordou dois membros da organização, Ales Bialatski, preso na Bielorrússia, e Nabil Rajab, preso no Bahrein, acrescentando que a Turquia deve libertar os jornalistas, advogados e sindicalistas que estão presos há muito tempo. Lahiji foi advogado defensor dos presos políticos sob o regime do xá da Pérsia e também foi perseguido pelo regime islâmico que se seguiu, tendo se exilado na França em 1982.

Karim Shahla Lahiji vai substituir Souhayr Belhassen, que ocupava o cargo desde 2007. O 38º Congresso da FIDH, iniciado em Istambul na quinta-feira com o tema Direitos Humanos e Transições Políticas e o evento, que ocorre a cada três anos, reuniu durante cinco dias mais de 300 delegados na Turquia.